Com a autenticação de dois fatores, ou 2FA (Two-Factor Authentication), você adiciona uma camada a mais de segurança à sua conta. Esse recurso evita acesso indevido mesmo quando a senha é vazada.
Com a ativação dessa proteção, o ingresso no site ou aplicativo passa a exigir dois fatores: sua senha pessoal, e um fator extra, que pode ser gerado utilizando um aplicativo em seu smartphone.
Quer entender sobre 2FA e segurança digital? Acompanhe a leitura com a Coin Cloud, líder mundial em caixas eletrônicos (ATM) de Bitcoin e criptomoedas.
A autenticação de dois fatores é um nível extra de segurança oferecido por vários serviços online, tais como bancos, corretoras, carteiras digitais, provedores de e-mail, etc.
Uma vez ativado, o acesso solicita um fator adicional para autenticação. O primeiro fator, em geral, é a sua senha pessoal. O segundo pode variar, dependendo do serviço. Por exemplo, pode ser uma chave secreta aleatória gerada pelos aplicativos Authy ou Google Authenticator.
A autenticação de dois fatores não é infalível, mas aumenta a proteção contra invasão das suas contas. Por exemplo, quem busca segurança prefere depósitos e saques de Bitcoin em dinheiro, e isso só é possível nos caixas eletrônicos da Coin Cloud.
A autenticação de dois fatores (2FA) funciona de forma simples: basta você informar o segundo fator depois do seu login e senha ao acessar o serviço.
Esse fator pode ser um código enviado por SMS, ligação, notificação, token bancário, ou, nos sistemas mais avançados, baseado em biometria e reconhecimento facial.
Atualmente os bancos exigem a dupla autenticação tanto nos caixas eletrônicos como no acesso online para a realização das operações. Outro exemplo é a verificação 2FA do WhatsApp, que solicita confirmação de um código com seis dígitos como segurança extra.
Aplicativos como Authy, Last Pass Authenticator e Google Authenticator são utilizados para exibir códigos aleatórios que mudam a cada minuto. Tais serviços são compatíveis com diversos sites que suportam este recurso de segurança.
A autenticação de dois fatores (2FA) serve para aumentar a segurança das contas pessoais online e evitar as temidas invasões e o roubo de informações.
Existem alguns pontos a observar para garantir a segurança das suas criptomoedas. A carteira (wallet) possui uma uma chave-mestra, usualmente composta por 12 ou 24 palavras, além de uma senha para realizar as transações.
Para armazenar e transacionar Bitcoins com segurança e privacidade, experimente usar a carteira (wallet) Coin Cloud. Disponível para Android e iPhone iOS, suporta Bitcoin e outras 40 criptomoedas, é 100% gratuita, e só você tem acesso às senhas.
Um dos métodos largamente utilizados pelos hackers para obter senhas e dados pessoais e bancários é o phishing.
Usualmente são páginas ou remetentes grafados de forma muito semelhante aos dos bancos e exchanges, com pequenas variações.
Jamais clique nos links enviados em e-mails ou mensagens via SMS e WhatsApp, pois você pode acessar um serviço ou página maliciosa.
Sempre que possível, opte por habilitar a autenticação de dois fatores (2FA) em todos os serviços que acessam seus ativos financeiros.
A maioria das instituições oferece tokens e recursos de biometria que precisam ser utilizados em conjunto com a senha para a liberação dos serviços de internet banking e aplicativo.
Em hipótese alguma forneça o fator de autenticação (2FA) para terceiros. Se você receber uma solicitação de código de autenticação sem ter solicitado, ignore a mensagem e evite clicar em links.
É comum que golpistas entrem em contato alegando motivos falsos para solicitar o 2FA. Se você repassar esse código, pode perder acesso a contas de serviços importantes, como o WhatsApp.
Ignore qualquer mensagem solicitando a desativação da sua autenticação de dois fatores – isso é outro golpe muito comum. Aproveite para aprender 4 dicas para não cair em golpes na internet com criptos.
Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.
Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.
Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!
Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.
Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...