Como a autenticação de dois fatores ajuda na sua segurança

A autenticação de dois fatores é um recurso bastante adotado para aumentar a segurança na internet. Conheça mais sobre como adotar e dicas de segurança.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
19/5/22
Como a autenticação de dois fatores ajuda na sua segurança
newsletter criptomoeda

Como a autenticação de dois fatores ajuda na sua segurança

Com a autenticação de dois fatores, ou 2FA (Two-Factor Authentication), você adiciona uma camada a mais de segurança à sua conta. Esse recurso evita acesso indevido mesmo quando a senha é vazada. 

Com a ativação dessa proteção, o ingresso no site ou aplicativo passa a exigir dois fatores: sua senha pessoal, e um fator extra, que pode ser gerado utilizando um aplicativo em seu smartphone.

Quer entender sobre 2FA e segurança digital? Acompanhe a leitura com a Coin Cloud, líder mundial em caixas eletrônicos (ATM) de Bitcoin e criptomoedas.

O que é autenticação de dois fatores (2FA)?

A autenticação de dois fatores é um nível extra de segurança oferecido por vários serviços online, tais como bancos, corretoras, carteiras digitais, provedores de e-mail, etc. 

Uma vez ativado, o acesso solicita um fator adicional para autenticação. O primeiro fator, em geral, é a sua senha pessoal. O segundo pode variar, dependendo do serviço. Por exemplo, pode ser uma chave secreta aleatória gerada pelos aplicativos Authy ou Google Authenticator.

A autenticação de dois fatores não é infalível, mas aumenta a proteção contra invasão das suas contas. Por exemplo, quem busca segurança prefere depósitos e saques de Bitcoin em dinheiro, e isso só é possível nos caixas eletrônicos da Coin Cloud.

Como funciona 2FA, e para que serve?

A autenticação de dois fatores (2FA) funciona de forma simples: basta você informar o segundo fator depois do seu login e senha ao acessar o serviço.

Esse fator pode ser um código enviado por SMS, ligação, notificação, token bancário, ou, nos sistemas mais avançados, baseado em biometria e reconhecimento facial.

Atualmente os bancos exigem a dupla autenticação tanto nos caixas eletrônicos como no acesso online para a realização das operações. Outro exemplo é a verificação 2FA do WhatsApp, que solicita confirmação de um código com seis dígitos como segurança extra.

Aplicativos de 2FA

Aplicativos como Authy, Last Pass Authenticator e Google Authenticator são utilizados para exibir códigos aleatórios que mudam a cada minuto. Tais serviços são compatíveis com diversos sites que suportam este recurso de segurança.

A autenticação de dois fatores (2FA) serve para aumentar a segurança das contas pessoais online e evitar as temidas invasões e o roubo de informações.

Segurança digital e criptomoedas

Existem alguns pontos a observar para garantir a segurança das suas criptomoedas. A carteira (wallet) possui uma uma chave-mestra, usualmente composta por 12 ou 24 palavras, além de uma senha para realizar as transações.

  • Evite deixar a chave-mestra (seed) e a senha em seu notebook ou no seu celular, portanto, guarde-as fora do ambiente internet.
  • Mantenha seu sistema atualizado e protegido por antivírus eficazes no combate aos malwares, os softwares maliciosos.

Para armazenar e transacionar Bitcoins com segurança e privacidade, experimente usar a carteira (wallet) Coin Cloud. Disponível para Android e iPhone iOS, suporta Bitcoin e outras 40 criptomoedas, é 100% gratuita, e só você tem acesso às senhas.

Cuidado com links e contatos em redes sociais

Um dos métodos largamente utilizados pelos hackers para obter senhas e dados pessoais e bancários é o phishing

Usualmente são páginas ou remetentes grafados de forma muito semelhante aos dos bancos e exchanges, com pequenas variações.

 Jamais clique nos links enviados em e-mails ou mensagens via SMS e WhatsApp, pois você pode acessar um serviço ou página maliciosa.

Principais usos da autenticação de dois fatores

Sempre que possível, opte por habilitar a autenticação de dois fatores (2FA) em todos os serviços que acessam seus ativos financeiros.

  • O e-mail e whatsapp são os campeões de tentativas de invasão, pois ali se encontram informações pessoais. 
  • Estas ferramentas são alvos preferidos dos hackers e golpistas para obter acesso a serviços bancários e à sua rede de contatos.
  • Habilite a autenticação de dois fatores em serviços na nuvem, como Google Cloud ou iCloud.

A maioria das instituições oferece tokens e recursos de biometria que precisam ser utilizados em conjunto com a senha para a liberação dos serviços de internet banking e aplicativo.

Dicas de segurança contra fraudes

Em hipótese alguma forneça o fator de autenticação (2FA) para terceiros. Se você receber uma solicitação de código de autenticação sem ter solicitado, ignore a mensagem e evite clicar em links.

É comum que golpistas entrem em contato alegando motivos falsos para solicitar o 2FA. Se você repassar esse código, pode perder acesso a contas de serviços importantes, como o WhatsApp.

Ignore qualquer mensagem solicitando a desativação da sua autenticação de dois fatores – isso é outro golpe muito comum. Aproveite para aprender 4 dicas para não cair em golpes na internet com criptos.

ganhe bitcoin

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Posts Recentes

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00