O que é bull market? Conheça esse termo do mercado financeiro

Afinal, o que é bull market? Saiba o que significa essa expressão muito famosa no mercado financeiro e como você pode aproveitar para realizar investimentos.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
19/5/22
O que é bull market? Conheça esse termo do mercado financeiro
newsletter criptomoeda

O que é bull market? Conheça esse termo do mercado financeiro

Não importa se estamos falando das tradicionais ações de empresas, ou das inovadoras figurinhas digitais, os NFTs. Quando o assunto é “bull market”, a leitura imediata é de uma forte alta, ou “mercado de touro”.

Para nós, brasileiros, a expressão faz pouco (ou nenhum) sentido, porém existe uma razão pela qual os estrangeiros adotaram este termo para definir uma sequência de ganhos. Lembra do touro “Charging Bull” localizado em frente à Bolsa de Valores de Nova Iorque?

A Coin Cloud, líder mundial em caixas eletrônicos (ATM) de Bitcoin e criptomoedas, explica o que é “bull market”, e quais seus principais indicadores.

O que é bull market?

O mercado de touro (bull) indica um período recente de alta, que pode variar entre alguns poucos dias, até uma sequência de longos anos. Tudo depende do horizonte que está sendo analisado, portanto não existe uma regra fixa.

Por exemplo, se estamos falando do mercado imobiliário, não há como medir dias ou semanas. Isso porque os dados divulgados são usualmente mensais ou trimestrais. Desse modo, é comum que um “bull market” imobiliário represente uma alta no período de 6 ou 12 meses.

Agora, quando o assunto é criptomoedas, um mercado extremamente dinâmico que negocia 24 horas, a situação muda. Nesse caso, mesmo um período de alguns dias ou semanas pode ser considerado um “bull market”. 

A característica que define essa tendência é uma sequência de ganhos sem passar por uma correção significativa, usualmente, 20% ou 30% do pico.

Qual é a origem da expressão Bull Market?

Lembra da foto do touro da bolsa de NYC? Repare na forma de ataque desse animal, utilizando sua cabeça e chifres, atacando o adversário de baixo para cima. De fato, o touro permanece o tempo todo sobre suas quatro patas, mesmo quando está caçando.

A força desse animal não vem de suas garras, e sim de seu pescoço e parte superior. Seu golpe consiste em derrubar o adversário, preferencialmente utilizando seus chifres pontudos para causar ainda mais danos.

Qual é a diferença entre bull market e bear market?

“Bear market”, ou mercado de urso, é o exato oposto do mercado altista. O “bear market” ocorre quando um ativo está enfrentando um período de baixa, que pode variar entre alguns dias e até algumas décadas.

Cabe ressaltar que os ativos, sejam eles ações de empresas, a cotação do petróleo, ou uma criptomoeda, podem permanecer sem tendência. Ou seja, nem sempre estamos enfrentando um “bull market”, o mercado altista, ou “bear market”, o período de correção.

Acima temos um exemplo de lateralização, seguido de um “bull market”, uma forte alta que durou 2 meses, e finalmente, um “bear market”, uma correção.

Independente da tendência do mercado, em nossos caixas eletrônicos você pode comprar e vender Bitcoin e outros 40 ativos digitais usando dinheiro, de forma 100% segura e transparente. Encontre a máquina ATM da Coin Cloud mais próxima de você.

Como identificar e quais fatores influenciam

Algumas perguntas devem ser respondidas para classificar um “bull market”, ou mercado de alta:

  • O movimento já dura ao menos 1 ou 2 semanas?
  • Este período é marcado pela ausência de quedas de 20% do topo?
  • Tivemos uma nova máxima, um pico local de 30 ou mais dias?

Se você respondeu positivamente às 3 perguntas acima, é bem provável que o ativo esteja enfrentando um período de ganhos, ou “bull market”. Isso não significa que a tendência de alta necessariamente vá continuar, porém, é nesses momentos que períodos de euforia ocorrem.

Lembre-se: o mercado é formado por pessoas, que por sua vez são influenciáveis, seja pelo histórico de negociação passado, ou noticiário. Por isso, quanto mais positivo o passado recente, maior a empolgação dos investidores.

Conheça outros termos do mercado financeiro

Se você ainda não está familiarizado com os termos mais frequentes de ativos digitais, incluindo altcoin, exchange, token, stablecoin, e stake, corra agora mesmo para conhecer o glossário de criptomoedas que a Coin Cloud preparou para você.

Conclusão

Apesar da especulação na cotação, o Bitcoin é investimento, e ativos digitais são utilizados como meio de pagamento e remessa no mundo todo. No entanto, são poucos os comércios e serviços que aceitam criptomoedas como pagamento. Para resolver esse problema, nos caixas eletrônicos da CoinCloud você vende ativos digitais e saca em dinheiro, na hora, sem burocracia.

ganhe bitcoin

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Posts Recentes

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00