Como a moeda digital traz liberdade econômica e empoderamento?

Acredita-se que as criptomoedas, por serem independentes, ofereçam uma autonomia muito maior para seus usuários. Veja aqui alguns fatores que podem contribuir para esse pensamento.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
22/7/22
Como a moeda digital traz liberdade econômica e empoderamento?
newsletter coin cloud

Como a moeda digital traz liberdade econômica e empoderamento?

Vivemos tempos difíceis, com muitas dúvidas e incertezas à nossa frente. Uma coisa que faz as pessoas se sentirem mais seguras é ter liberdade econômica, mas infelizmente não está disponível para todos – ainda.

A liberdade econômica mede a capacidade das pessoas de fazer parte da economia. Isso inclui direitos de propriedade, regulamentação trabalhista, facilidade de iniciar um negócio, estabilidade monetária e livre comércio com outras nações. Nem todos os países têm esses direitos ou habilidades, e nem todas as pessoas em todos os países têm liberdade econômica.

O Brasil atingiu posição 109 entre 162 países e territórios incluídos no Economic Freedom of the World: 2021 Annual Report. No ano passado, o Brasil ficou em posição 105. Hong Kong e Cingapura estão novamente no topo do índice, continuando trajetória como 1º e 2º, respectivamente. Nova Zelândia, Suíça, Geórgia, Estados Unidos, Irlanda, Lituânia, Austrália e Dinamarca completam o top 10.

Mas qual a importância de ter liberdade econômica?

Liberdade econômica significa maior renda em todas as categorias, maior expectativa de vida, melhor educação, mais alfabetização, menos violência e corrupção, menos guerras e níveis mais altos de felicidade. Isso leva a muitos resultados positivos e, na Coin Cloud, acreditamos que anda de mãos dadas com igualdade, empoderamento pessoal e justiça para todos.

Nem sempre podemos resolver todos os problemas do mundo. Mas tornar a moeda digital disponível para todos e capacitar a troca de dinheiro ponto a ponto sem fronteiras está no topo da nossa lista de valores. E achamos que colocar a economia nas mãos das pessoas é uma forma de empoderá-las.

Assim, acredita-se que as criptomoedas, por serem independentes, ofereçam uma autonomia muito maior para seus usuários. Veja aqui alguns fatores que podem contribuir para esse pensamento:

1. Há menor burocracia

Todo o trâmite para adquirir e vender os ativos digitais é consideravelmente menos burocrático do que para a aquisição de moedas tradicionais. Isso porque, ao contrário de usar instituições financeiras, o sistema que “controla” e emite os papéis dos usuários é o blockchain. Por meio dele, é viável tanto confirmar a veracidade de diversos documentos quanto manejar a carteira de cada usuário.

2. Não há necessidade de intermediários

As moedas digitais erguem a defesa da bandeira de ser uma moeda descentralizada. Assim, não é necessário que nenhuma entidade, principalmente as governamentais, faça o intermédio entre o usuário e a moeda em si.

3. Alternativa aos bancos

Se você for até um caixa eletrônico da Coin Cloud, poderá depositar dinheiro e comprar moeda digital para gastar online ou em lojas. Você também pode enviá-lo para amigos e familiares, em qualquer lugar, a qualquer hora. Pode também sacar seus ativos digitais em dinheiro. E hoje, vários novos bancos nem possuem essa opção mais.

4. Micro e pequenos empreendedores

Micro e pequenos negócios também poderiam se beneficiar com a diminuição de custos de transações. Além disso, por ser rastreável, a moeda digital também auxiliaria no combate aos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, sonegação fiscal, tráfico de drogas e terrorismo.

Cenário econômico mundial e brasileiro

Tão ruinosa quanto a desigualdade social, a exclusão econômica também exige atenção. No último relatório, 1,7 bilhão de adultos em todo o mundo não tinham conta bancária ou acesso a uma conta bancária. Dito de outra forma, apenas 69% dos adultos em todo o mundo têm uma conta bancária. E ainda, 79% dos adultos nas economias em desenvolvimento possuem um telefone celular e 93% nas economias de alta renda, de acordo com dados da Gallup World Poll.

Em plena era do comércio eletrônico, cerca de 3,5 bilhões de pessoas ainda adotam o dinheiro vivo nas transações.

O Brasil ainda possui 34 milhões de adultos desbancarizados – ou seja, pessoas que não possuem conta bancária ou utilizam com pouca frequência. Os números são do levantamento do Instituto Locomotiva, realizado em janeiro de 2021. Ainda segundo o levantamento, entre os outros 79% da população, existem os sub-bancarizados, ou excluídos financeiros. São pessoas que, mesmo com conta bancária ativa, não aproveitam todos os serviços, como crédito, investimentos, meios de pagamento, seguros, entre outros. Porém, o Brasil tem atualmente mais de um smartphone por habitante, segundo levantamento anual divulgado pela FGV. São 242 milhões de celulares inteligentes em uso no país, que tem pouco mais de 214 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE. A pesquisa mostra que, ao adicionar notebooks e tablets, são ao todo 352 milhões de dispositivos portáteis no Brasil, o equivalente a 1,6 por pessoa.

Ou seja, com mais pessoas tendo mais facilidade de acesso a aparelhos móveis do que contas bancárias, a moeda digital parece ser a resposta clara para manter, acessar e gastar dinheiro, certo?

A Moeda Digital é um caminho natural dado a digitalização pela qual a economia vem passando, é uma maneira de dar ferramentas às pessoas poderem trabalhar numa economia mais digitalizada. Hoje 160 milhões de operações financeiras na economia global já são feitas através da “carteira de dinheiro digital”. E o índice de penetração da nova modalidade avança a passos largos.

Reduzindo a Pobreza Global

Se mais pessoas em mais países adotassem a moeda digital, talvez a pobreza pudesse ser erradicada. Talvez, no mínimo, pudesse ser reduzido substancialmente. É bem possível que o uso mais amplo de criptomoedas possa melhorar milhões ou até bilhões de vidas.

Se isso parece utopia, considere que a moeda digital pode ajudar a aumentar a liberdade econômica, tornando mais fácil lançar e expandir um negócio, fazer e receber pagamentos, conectar-se com clientes e fornecedores em todo o mundo, armazenar fundos com segurança, mais segura e reduz roubos.

Sua carteira digital viaja com você, para que você possa viver em qualquer país que desejar. Ethereum, Tron e Loom (todos disponíveis para negociação em quiosques de moeda digital Coin Cloud) podem executar contratos inteligentes, o que, em teoria, poderia acabar com processos legais caros. A criptomoeda agora está sendo usada para investir em arte, promover programas sociais e financiar organizações sem fins lucrativos.

Se a moeda digital chegou tão longe em pouco mais de uma década, imagine onde estaremos em mais 10 anos ou 25, ou 50 anos.

Não estamos dizendo que a moeda digital é a resposta para tudo. Mas certamente pode ser a resposta para muitas coisas.

Como funcionam os bitcoins em países com restrições à liberdade econômica?

Ao contrário do que muitos podem imaginar, pesquisas apontam que o preço das criptomoedas é maior em lugares com menor liberdade econômica. Isso porque as moedas se tornam, nesses locais, opções mais viáveis para lidar com as restrições impostas pelo governo, sem perder a qualidade de vida. Assim, os investidores desses países se sentem mais seguros para fazer negócios com a moeda digital. A liberdade econômica é fundamental para a vida de investidores. Por essa razão, a cada dia recebemos mais e mais notícias sobre como manter a nossa autonomia financeira. Os bitcoins, por sua vez, são grandes aliados nesse tipo de desafio.

ganhe presente bitcoin

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00