Como cancelar uma transação Bitcoin

As pessoas muitas vezes se perguntam se você pode cancelar uma transação Bitcoin na blockchain. Vamos falar sobre isso no artigo de hoje.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
19/5/22
Como cancelar uma transação Bitcoin
newsletter criptomoeda

Você pode cancelar uma compra de Bitcoin?

As pessoas muitas vezes se perguntam se você pode cancelar uma transação Bitcoin na blockchain… e a resposta é não. Nunca. Não é uma opção.

Obrigada por ler o post de hoje!

Mas espere, isso não é justo, não é? Não podemos terminar o post assim. Além disso, ninguém gosta de um artigo de 30 palavras.

Então, vamos mergulhar um pouco mais no porquê disso (mesmo que a resposta ainda seja basicamente não).

Blockchain 101

O blockchain é como um livro digital público que registra e armazena todas as transações feitas. Cada bloco no blockchain é composto por um monte de transações que são confirmadas, escritas e bloqueadas no bloco. Uma vez lá, eles não podem ser apagados, removidos, excluídos, revertidos, cancelados ou adulterados de forma alguma. São permanentes e irreversíveis.

À medida que bloco após bloco é adicionado à cadeia, essa transação é confirmada repetidamente. Com cada bloco demorando cerca de 10 minutos para ser criado, depois de uma hora sua transação terá seis confirmações. Depois de um dia, recebe 24 confirmações. Ela não vai a lugar nenhum.

Isso é ótimo para comerciantes que aceitam transações de Bitcoin, porque não precisam se preocupar com estornos. É ótimo para pessoas honestas, porque elas não podem ser enganadas. Não é tão bom para criminosos, mas não nos importamos em facilitar a vida deles, não é?

A advertência

Há, no entanto, uma ressalva. Uma espécie de brecha. SE você cometeu um erro e deseja cancelar sua transação IMEDIATAMENTE, antes que ela seja confirmada mesmo uma vez (portanto, nos primeiros minutos cruciais antes de ser gravada no blockchain), pode ser possível, mas não é garantido.

Logo após pressionar “Enviar” da sua carteira ou de qualquer plataforma que esteja usando, você deverá receber um ID de transação. É uma longa sequência de letras e números que se parece com um endereço de carteira Bitcoin, com 64 dígitos como suas chaves privadas.

Pegue esse número e cole-o em um explorador de blocos, como blockchain.info. Se ainda não foi confirmado nem uma vez, você pode ter uma pequena janela de oportunidade para cancelá-lo. Mas se você ver que tem mais de 0 confirmações, é tarde demais para cancelar sua transação.

Como cancelar uma transação de Bitcoin não confirmada

Isso é um pouco complicado, mas há duas maneiras de cancelar uma transação Bitcoin não confirmada se você for rápido:

1. Substitua por Taxa (RBF) 2. Gaste em dobro com uma taxa mais alta

Esses métodos dependerão do tipo de carteira que você está usando e de quais parâmetros você coloca na transação original. Ambos exigem que você faça uma segunda transação.

O método RBF permite que você substitua uma transação anterior fazendo uma segunda transação com uma taxa de minerador mais alta, e exige que você tenha optado por tornar a transação original substituível marcando uma caixa de opt-in à medida que a realiza.

Se você não marcou a caixa ou sua carteira não suporta o protocolo RBF, você pode tentar replicar manualmente esse processo enviando uma segunda transação com uma taxa de minerador mais alta, esperando que eles aceitem primeiro (como jogando um segundo anzol com isca melhor na água para pegar um peixe maior... não é uma analogia perfeita, mas nada é realmente com criptomoeda).

Novamente, sua carteira ou software pode não suportar isso. O gasto duplo não é um recurso muito comum, pois pode ser mal utilizado e, se não estiver integrado à plataforma, você corre o risco de fazer AMBAS as transações. Mas é a única maneira de fazer isso. Você não pode cancelar, então você tem que substituir. E o tempo é essencial.

Que outras opções existem para cancelar uma compra de criptomoeda?

Se você não puder fazer nenhuma dessas coisas, terá que fazê-lo da maneira antiga, esperar a transação ser concluída e explicar seu erro ao destinatário ou solicitar um reembolso. Que é provavelmente a melhor maneira de qualquer forma.

Portanto, a partir de agora, lembre-se, as transações no blockchain são finais e não podem ser revertidas, canceladas ou adulteradas. Sempre.

“O que, nunca? Não nunca! O que, nunca? Bem, quase nunca.” – Gilbert & Sullivan

Mas sim, basicamente nunca. O que significa que não adianta tentar.

ganhe bitcoin

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Posts Recentes

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00