Se pararmos para pensar, quase tudo que conhecemos é negociado em moeda fiduciária, o dinheiro fiat emitido por governos. São cotados na moeda fiduciária os imóveis, o combustível, e até mesmo o ouro.
Na teoria, o Bitcoin e as criptomoedas foram criadas para oferecer um sistema alternativo de armazenagem e envio de valores. Ou seja, algo que funciona sem depender de bancos, governos, e do sistema financeiro tradicional.
Quais as diferenças entre criptomoeda e dinheiro? Como funciona essa relação, e quais as vantagens da moeda fiat? Acompanhe com a Coin Cloud!
São os dólares, Ienes, Libras Esterlinas, e demais moedas emitidas por governos e Bancos Centrais. É comum as pessoas acreditarem que existem “reservas” ou “garantias” para essas moedas, porém isso é um mito.
Para emitir mais dinheiro fiat, basta alterar uma entrada na planilha, um banco de dados próprio, e pronto. Não há contrapartida, e isso pode ser feito a qualquer momento, seja emitindo títulos de dívida ou na forma de depósitos bancários.
O dinheiro fiat, como conhecemos, surgiu em 1971 após o fim do padrão-ouro, quando os EUA abandonaram de vez a conversibilidade de sua moeda. Até aquele momento, todas as moedas bem sucedidas ofereciam uma garantia, e funcionavam como um recibo, um certificado de depósito.
Foi o acordo de Bretton Woods que determinou o dólar como o novo padrão monetário, um dinheiro sem valor próprio, porém defendido pela lei. A força do Estado é que obriga comércio e serviços a aceitarem o pagamento nesta moeda. No entanto, seu valor de mercado, ou seja, a quantidade de ouro ou petróleo que esta divisa compra, flutua livremente.
Lastro significa garantia, ou depósito. Um fundo imobiliário, por exemplo, é um ativo lastreado (garantido) em participações de imóveis físicos ou recebíveis do setor. De maneira similar, uma ação de empresa negociada na Bolsa de Valores representa uma fatia de determinada companhia.
A moeda fiduciária, o dinheiro fiat, não possui lastro. Existem países sem reservas de ouro, incluindo o Canadá. Mesmo no caso do Brasil, as reservas em moeda estrangeira, ouro, e ativos da União são insuficientes para cobrir a quantidade de dívida e moeda emitida.
Portanto, a moeda fiduciária não é um ativo lastreado. Desse modo, sua cotação varia conforme a credibilidade do governo e capacidade de obrigar as pessoas e empresas a usarem exclusivamente esse dinheiro nas transações locais.
O Bitcoin e demais moedas digitais são negociados em moeda fiduciária, assim como o ouro, petróleo e imóveis. Isso não significa que as criptomoedas dependem do dinheiro emitido por governos para sobreviver.
As moedas digitais possuem regras de emissão e circulação determinadas por sistemas eletrônicos. Em resumo, são programas de computador, e os próprios usuários validam as transações e regras de uso.
Nada impede alguém de vender produtos e serviços e aceitar criptomoedas como pagamento. Tudo isso pode ser feito sem a ajuda do sistema financeiro tradicional, e já é realidade para muitas empresas e prestadores de serviços.
Em primeiro lugar, não existe obrigação de aceitar pagamentos em criptomoedas. Mesmo nos países que adotaram o Bitcoin como uma das moedas oficiais, o governo disponibilizou um aplicativo que faz conversão imediata para o dólar.
Em seguida, cada criptomoeda possui sua própria rede de usuários e validadores, portanto a segurança depende do correto equilíbrio entre os interesses dos participantes.
Por último, nas criptomoedas o usuário é o único responsável pelas chaves de acesso, a senha necessária para movimentar as moedas em sua carteira digital. Aproveite para conhecer a Coin Cloud Wallet, um aplicativo 100% grátis e seguro que armazena Bitcoin e outros 40 ativos digitais.
O Bitcoin e as criptomoedas vieram para ficar, e revolucionaram a maneira como lidamos com o dinheiro. Por enquanto, são sistemas que trabalham e conversam entre si, porém são universos distintos e independentes.
Quer comprar ativos digitais com segurança e de forma simples? Os caixas eletrônicos (ATM) de Bitcoin da Coin Cloud estão presentes em 25 cidades brasileiras. Conte conosco para comprar e vender criptomoedas usando dinheiro, sem burocracia e na hora.
Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.
Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.
Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!
Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.
Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...