Criptomoeda e dinheiro Fiat: o que é, e qual relação com criptos?

Você sabe o que são moedas fiat ou moeda fiduciária? Descubra mais sobre esse tipo de moeda e o que ela tem a ver com as criptomoedas.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
23/6/22
Criptomoeda e dinheiro Fiat: o que é, e qual relação com criptos?
news cripto

Criptomoeda e dinheiro Fiat: o que é, e qual relação com criptos?

Se pararmos para pensar, quase tudo que conhecemos é negociado em moeda fiduciária, o dinheiro fiat emitido por governos. São cotados na moeda fiduciária os imóveis, o combustível, e até mesmo o ouro.

Na teoria, o Bitcoin e as criptomoedas foram criadas para oferecer um sistema alternativo de armazenagem e envio de valores. Ou seja, algo que funciona sem depender de bancos, governos, e do sistema financeiro tradicional.

Quais as diferenças entre criptomoeda e dinheiro? Como funciona essa relação, e quais as vantagens da moeda fiat? Acompanhe com a Coin Cloud!

O que é dinheiro fiat?

São os dólares, Ienes, Libras Esterlinas, e demais moedas emitidas por governos e Bancos Centrais. É comum as pessoas acreditarem que existem “reservas” ou “garantias” para essas moedas, porém isso é um mito.

Para emitir mais dinheiro fiat, basta alterar uma entrada na planilha, um banco de dados próprio, e pronto. Não há contrapartida, e isso pode ser feito a qualquer momento, seja emitindo títulos de dívida ou na forma de depósitos bancários.

Como surgiu essa moeda

O dinheiro fiat, como conhecemos, surgiu em 1971 após o fim do padrão-ouro, quando os EUA abandonaram de vez a conversibilidade de sua moeda. Até aquele momento, todas as moedas bem sucedidas ofereciam uma garantia, e funcionavam como um recibo, um certificado de depósito.

Foi o acordo de Bretton Woods que determinou o dólar como o novo padrão monetário, um dinheiro sem valor próprio, porém defendido pela lei. A força do Estado é que obriga comércio e serviços a aceitarem o pagamento nesta moeda. No entanto, seu valor de mercado, ou seja, a quantidade de ouro ou petróleo que esta divisa compra, flutua livremente. 

Fiduciária x lastreada: qual é a diferença?

Lastro significa garantia, ou depósito. Um fundo imobiliário, por exemplo, é um ativo lastreado (garantido) em participações de imóveis físicos ou recebíveis do setor. De maneira similar, uma ação de empresa negociada na Bolsa de Valores representa uma fatia de determinada companhia.

A moeda fiduciária, o dinheiro fiat, não possui lastro. Existem países sem reservas de ouro, incluindo o Canadá. Mesmo no caso do Brasil, as reservas em moeda estrangeira, ouro, e ativos da União são insuficientes para cobrir a quantidade de dívida e moeda emitida.

Portanto, a moeda fiduciária não é um ativo lastreado. Desse modo, sua cotação varia conforme a credibilidade do governo e capacidade de obrigar as pessoas e empresas a usarem exclusivamente esse dinheiro nas transações locais.

Relação entre criptomoedas e moedas Fiat

O Bitcoin e demais moedas digitais são negociados em moeda fiduciária, assim como o ouro, petróleo e imóveis. Isso não significa que as criptomoedas dependem do dinheiro emitido por governos para sobreviver.

As moedas digitais possuem regras de emissão e circulação determinadas por sistemas eletrônicos. Em resumo, são programas de computador, e os próprios usuários validam as transações e regras de uso.

Nada impede alguém de vender produtos e serviços e aceitar criptomoedas como pagamento. Tudo isso pode ser feito sem a ajuda do sistema financeiro tradicional, e já é realidade para muitas empresas e prestadores de serviços.

Quais as desvantagens das criptomoedas frente à moeda fiduciária

Em primeiro lugar, não existe obrigação de aceitar pagamentos em criptomoedas. Mesmo nos países que adotaram o Bitcoin como uma das moedas oficiais, o governo disponibilizou um aplicativo que faz conversão imediata para o dólar.

Em seguida, cada criptomoeda possui sua própria rede de usuários e validadores, portanto a segurança depende do correto equilíbrio entre os interesses dos participantes.

Por último, nas criptomoedas o usuário é o único responsável pelas chaves de acesso, a senha necessária para movimentar as moedas em sua carteira digital. Aproveite para conhecer a Coin Cloud Wallet, um aplicativo 100% grátis e seguro que armazena Bitcoin e outros 40 ativos digitais.

Conclusão

O Bitcoin e as criptomoedas vieram para ficar, e revolucionaram a maneira como lidamos com o dinheiro. Por enquanto, são sistemas que trabalham e conversam entre si, porém são universos distintos e independentes.

Quer comprar ativos digitais com segurança e de forma simples? Os caixas eletrônicos (ATM) de Bitcoin da Coin Cloud estão presentes em 25 cidades brasileiras. Conte conosco para comprar e vender criptomoedas usando dinheiro, sem burocracia e na hora.

presente ganhe bitcoin

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00