O que são fan tokens e por que você deve ficar de olho

Os fan tokens se tornaram uma febre e muitos times brasileiros entraram no universo das criptomoedas. Torcedores poderão influenciar algumas decisões do time. Saiba mais!
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
22/7/22
O que são fan tokens e por que você deve ficar de olho
newsletter criptomoeda

A paixão nacional é o futebol, porém, até pouco tempo atrás a interação entre torcedor e clube era muito limitada. Para preencher essa lacuna surgiram os Fan Tokens, atrelados aos clubes, que dá ao detentor alguns benefícios exclusivos.

Foi justamente a transparência e rastreabilidade do blockchain, o banco de dados das moedas digitais, que possibilitou essa tecnologia. Parte investimento, parte emoção, o Fan Token caiu no gosto do público, e tem se mostrado cada vez mais importante, ganhando adeptos e casos de uso.

O que é Fan Token?

Fan Token é um ativo digital lançado por algum clube ou liga esportiva, que necessariamente traz algum benefício exclusivo para seu detentor. Embora utilize a mesma tecnologia das criptomoedas, sua função primária não é atuar como dinheiro digital.

O detentor do Fan Token de determinada equipe pode votar em decisões que incluem cores do uniforme, músicas do estádio, ou participar de sorteios e promoções exclusivas.

Ao mesmo tempo, por se tratar de um ativo digital, este pode ser livremente negociado e transferido entre os usuários, sem depender de terceiros.

Quais clubes brasileiros oferecem Fan Tokens?

Dentre os clubes brasileiros destacam-se o Santos F.C. (SANTOS), Flamengo F.C. (MENGO), S.C. Corinthians (SCCP), Clube Atlético Mineiro (GALO), e São Paulo F.C. (SPFC).

A modalidade ganhou fama mundial quando a transferência do craque Neymar para o Paris Saint-Germain (PSG) envolveu Fan Tokens como parte do pagamento.

Embora tenha nascido no futebol, a mania se estendeu para a Fórmula-1, com o Alpine F1 Team (ALPINE), e o evento de luta UFC.

Quais são os riscos do Fan Token?

Primeiramente, é preciso entender que não existe uma distribuição de dividendos, ou pagamento aos detentores de Fan Tokens. Sua cotação depende exclusivamente do interesse de compradores a cada instante.

Portanto, apesar de permitir aos detentores participar de sorteios e acesso exclusivo a alguns produtos, o valor de mercado dos Fan Tokens pode oscilar de maneira imprevisível.

Outro grande risco do Fan Token é o clube ou equipe criar outra modalidade de ativo digital, ou mesmo deixar de dar suporte aos detentores, encerrando suas promoções e votações.

Vantagens de comprar Fan Tokens

O detentor do Fan Token é um sócio-torcedor virtual, um apoiador da respectiva equipe ou liga. Seu apelo emocional em esportes que despertam paixão é inquestionável, especialmente quando oferece mecanismos de interação.

Além disso, o detentor do Fan Token é livre para transferir esse ativo digital para a carteira (wallet) de sua preferência. Suas transações ocorrem 24 horas, sem possibilidade de censura.

Em resumo, ao contrário de uma “carteirinha” de sócio-torcedor, este item digital pode ser negociado no mercado secundário, trazendo assim a possibilidade de ganhos financeiros no caso de sua valorização.

Aproveite para conhecer o aplicativo Coin Cloud Wallet, uma carteira digital 100% segura e gratuita que armazena Bitcoin e outros 40 ativos digitais.

Como adquirir Fan Tokens?

Os Fan Tokens podem ser encontrados nas principais corretoras de ativos digitais, conhecidas como exchanges. Caso prefira utilizar dinheiro para a transação, eliminando assim riscos e rastreamento de transferências de TED e PIX, você pode contar com os caixas eletrônicos da Coin Cloud.

Nossas máquinas estão espalhadas em 20 cidades do Brasil, incluindo alguns dos principais shopping centers e supermercados. Tudo o que pedimos na maioria das transações é seu e-mail e CPF para sua segurança, além de obedecer às normas locais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro - PLD.

Após comprar Bitcoin e criptomoedas usando dinheiro no ATM da Coin Cloud, você pode realizar o envio para a exchange de sua preferência, e em seguida fazer a troca para o Fan Token desejado.

Conclusão

Fan Token é sem dúvidas um caso de uso interessante para os ativos digitais. Ao unir a transparência e segurança do blockchain com a paixão dos torcedores do futebol, conseguiu captar a atenção, e dinheiro, de milhares de participantes.

Moda passageira ou revolução no esporte? Ainda é cedo para dizer. Por enquanto, os torcedores celebram a possibilidade de interagir com clubes e atletas de seu coração, aproveitando as ofertas exclusivas, sorteios, e votações.

Quanto à possibilidade de valorização, essa pergunta segue em aberto, pois a tecnologia é nova e ainda em experimentação.

ganhe presente bitcoin

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00