A paixão nacional é o futebol, porém, até pouco tempo atrás a interação entre torcedor e clube era muito limitada. Para preencher essa lacuna surgiram os Fan Tokens, atrelados aos clubes, que dá ao detentor alguns benefícios exclusivos.
Foi justamente a transparência e rastreabilidade do blockchain, o banco de dados das moedas digitais, que possibilitou essa tecnologia. Parte investimento, parte emoção, o Fan Token caiu no gosto do público, e tem se mostrado cada vez mais importante, ganhando adeptos e casos de uso.
Fan Token é um ativo digital lançado por algum clube ou liga esportiva, que necessariamente traz algum benefício exclusivo para seu detentor. Embora utilize a mesma tecnologia das criptomoedas, sua função primária não é atuar como dinheiro digital.
O detentor do Fan Token de determinada equipe pode votar em decisões que incluem cores do uniforme, músicas do estádio, ou participar de sorteios e promoções exclusivas.
Ao mesmo tempo, por se tratar de um ativo digital, este pode ser livremente negociado e transferido entre os usuários, sem depender de terceiros.
Dentre os clubes brasileiros destacam-se o Santos F.C. (SANTOS), Flamengo F.C. (MENGO), S.C. Corinthians (SCCP), Clube Atlético Mineiro (GALO), e São Paulo F.C. (SPFC).
A modalidade ganhou fama mundial quando a transferência do craque Neymar para o Paris Saint-Germain (PSG) envolveu Fan Tokens como parte do pagamento.
Embora tenha nascido no futebol, a mania se estendeu para a Fórmula-1, com o Alpine F1 Team (ALPINE), e o evento de luta UFC.
Primeiramente, é preciso entender que não existe uma distribuição de dividendos, ou pagamento aos detentores de Fan Tokens. Sua cotação depende exclusivamente do interesse de compradores a cada instante.
Portanto, apesar de permitir aos detentores participar de sorteios e acesso exclusivo a alguns produtos, o valor de mercado dos Fan Tokens pode oscilar de maneira imprevisível.
Outro grande risco do Fan Token é o clube ou equipe criar outra modalidade de ativo digital, ou mesmo deixar de dar suporte aos detentores, encerrando suas promoções e votações.
O detentor do Fan Token é um sócio-torcedor virtual, um apoiador da respectiva equipe ou liga. Seu apelo emocional em esportes que despertam paixão é inquestionável, especialmente quando oferece mecanismos de interação.
Além disso, o detentor do Fan Token é livre para transferir esse ativo digital para a carteira (wallet) de sua preferência. Suas transações ocorrem 24 horas, sem possibilidade de censura.
Em resumo, ao contrário de uma “carteirinha” de sócio-torcedor, este item digital pode ser negociado no mercado secundário, trazendo assim a possibilidade de ganhos financeiros no caso de sua valorização.
Aproveite para conhecer o aplicativo Coin Cloud Wallet, uma carteira digital 100% segura e gratuita que armazena Bitcoin e outros 40 ativos digitais.
Os Fan Tokens podem ser encontrados nas principais corretoras de ativos digitais, conhecidas como exchanges. Caso prefira utilizar dinheiro para a transação, eliminando assim riscos e rastreamento de transferências de TED e PIX, você pode contar com os caixas eletrônicos da Coin Cloud.
Nossas máquinas estão espalhadas em 20 cidades do Brasil, incluindo alguns dos principais shopping centers e supermercados. Tudo o que pedimos na maioria das transações é seu e-mail e CPF para sua segurança, além de obedecer às normas locais de Prevenção à Lavagem de Dinheiro - PLD.
Após comprar Bitcoin e criptomoedas usando dinheiro no ATM da Coin Cloud, você pode realizar o envio para a exchange de sua preferência, e em seguida fazer a troca para o Fan Token desejado.
Fan Token é sem dúvidas um caso de uso interessante para os ativos digitais. Ao unir a transparência e segurança do blockchain com a paixão dos torcedores do futebol, conseguiu captar a atenção, e dinheiro, de milhares de participantes.
Moda passageira ou revolução no esporte? Ainda é cedo para dizer. Por enquanto, os torcedores celebram a possibilidade de interagir com clubes e atletas de seu coração, aproveitando as ofertas exclusivas, sorteios, e votações.
Quanto à possibilidade de valorização, essa pergunta segue em aberto, pois a tecnologia é nova e ainda em experimentação.
Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.
Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.
Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!
Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.
Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...