Glossário de criptomoedas: principais termos desse universo!

Aprenda mais sobre criptomoedas! Confira esse dicionário de criptomoedas com vários termos e gírias mais usados, como blockchain, altcoins, mineração.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
10/3/22
Glossário de criptomoedas: principais termos desse universo!

Glossário de criptomoedas: principais termos desse universo!

Quais os principais termos relacionados a criptomoedas

Uma das grandes dificuldades do iniciante em moedas digitais são os termos específicos deste mercado. 

A situação fica mais complexa quando entram palavras em inglês e abreviações, tornando quase impossível avançar rapidamente no conhecimento em criptomoedas.

Por isso, a Coin Cloud, empresa que trouxe os caixas eletrônicos de Bitcoin para o Brasil, preparou um glossário com os termos mais utilizados. 

Essa página será expandida com regularidade, trazendo sempre conteúdo atualizado. Por isso, lembre-se de adicioná-la nos favoritos (bookmark).

Altcoin

Qualquer moeda digital que não seja o Bitcoin. Usualmente utilizam a tecnologia do banco de dados distribuído, o blockchain, trazendo o benefício da transparência, segurança pela criptografia, além de ser impossível reverter ou censurar transações.

ATM

Caixa eletrônico (ATM), o mesmo utilizado por bancos convencionais para saques e depósitos de dinheiro. Quando a máquina trabalha com criptomoedas, é conhecida por Bitcoin Teller Machine (BTM). Isso possibilita o usuário sacar Bitcoin em reais, ou comprar moedas digitais usando dinheiro.

ATH

All-time high, ou máxima histórica, é o maior preço já registrado na negociação de determinado ativo.

ASICs 

ASIC é um computador projetado especificamente para a tarefa de mineração de criptomoedas. Seu aspecto é similar ao desktop, o gabinete, contendo um processador potente, placa-mãe integrada, e sistema de resfriamento.

Baleia 

Baleia é o apelido dado aos grandes investidores, incluindo fundos de investimento, profissionais e empresas de arbitragem. Nas criptomoedas é possível acompanhar seus movimentos através do registro histórico de movimentações no banco de dados blockchain. Em contrapartida, o pequeno investidor é conhecido como sardinha.

Bear (bearish) 

Bear significa urso em inglês, sendo usualmente associado a mercados em  tendência de queda. Seu ataque de cima para baixo, utilizando as garras, remete a figura da derrubada nas cotações. No lado oposto, o mercado altista é conhecido como bull, ou touro.

Bitcoin

Bitcoin é uma moeda digital que funciona sem um coordenador, permitindo que qualquer pessoa realize transações de forma simples e rápida. Introduziu o conceito de escassez digital ao impedir cópias utilizando a criptografia, além de um banco de dados público e compartilhado. Seu valor é determinado pela livre negociação entre interessados nesse ativo.

Bitcoin Cash (BCH) 

Bitcoin Cash (BCH) é uma moeda digital que copiou o código-fonte e histórico de transações da maior e mais antiga criptomoeda, o Bitcoin (BTC). No entanto, a partir dessa cisão em agosto de 2017, o Bitcoin Cash passou a contar com sua própria rede de mineradores, usuários, cotação, e registro de transações.

Blockchain

Blockchain é um banco de dados distribuído cujos registros são organizados de forma sequencial. Desse modo, para incluir uma nova transação, o registro histórico precisa ser compatível. Não existe uma segurança embutida nessa tecnologia, portanto, são necessários mecanismos e incentivos para torná-la útil.

Carteira (wallet)

Carteira, ou wallet, é um mecanismo para armazenar as senhas de acesso e movimentar ativos digitais. Pode funcionar no formato físico, os dispositivos eletrônicos (hardware wallets), ou via software. A Coin Cloud Wallet é um aplicativo grátis e 100% seguro que armazena Bitcoin e outros 40 ativos digitais. 

CBDC 

Central Bank Digital Currency (CBDC) é o dinheiro emitido por governos e Bancos Centrais utilizando o sistema de pares de chaves criptografadas. Por se tratar de um sistema centralizado, o emissor pode congelar e reverter transações. No entanto, a digitalização permite o uso de contratos inteligentes, os smart contracts. No mais, todas as características do dinheiro convencional são mantidas.

Chave Privada

O sistema de pares de chaves criptografadas permite o envio de mensagens onde apenas o destinatário consegue abrir seu conteúdo. Desse modo, as informações podem transitar livremente, sem risco de interceptação.

Chave Pública

A chave pública pode ser revelada para terceiros, e cabe ao seu responsável a tarefa de guardar em segredo a chave privada (senha) correspondente. Uma única chave privada pode gerar milhões de chaves públicas, por exemplo, distintas para cada destinatário das mensagens criptografadas.

Corretora

Ambiente de negociação de ativos, responsável pela intermediação. Assegura que o comprador receba o ativo desejado, e o vendedor, o pagamento pela transação. No caso dos ativos digitais, a corretora é conhecida como exchange, ou “casa de câmbio” em inglês.

Criptoativo

Criptoativo, ou token, é um registro em banco de dados público utilizando a criptografia para controle. Ao utilizar pares de chaves, assegura que somente o detentor da chave privada (senha) consiga movimentar o respectivo criptoativo.

Criptomoeda

Este ativo digital tem uma característica que o diferencia dos demais: sua própria rede de usuários rodando o software para validação dos registros. O Bitcoin é a maior e mais antiga criptomoeda, e funciona sem um coordenador, seguindo regras ditadas pelo código-fonte, reforçado e compartilhado pelos usuários.

Custódia

Custódia é a guarda, a responsabilidade de se armazenar um bem, seja ele digital ou físico. Usualmente são utilizadas empresas especializadas em segurança e transferência de ativos, conhecidas como custodiantes. No caso das criptomoedas, é possível realizar a auto-custódia, ou seja, ser responsável pelas chaves privadas (senhas) de acesso.

DAO

DAO significa Organização Descentralizada Autônoma, emulando uma empresa, porém distribuindo o poder de voto entre seus participantes. Nesse caso, os detentores do token de governança podem tomar decisões acerca do projeto. No entanto, ao utilizar os contratos inteligentes, a DAO funciona sem depender de uma empresa ou grupo.

Ethereum

Esta moeda digital surgiu em julho de 2015, e permite a execução automatizada de programas, os smart contracts. Conta com seu próprio banco de dados compartilhado utilizando criptografia, portanto é uma criptomoeda. Pode ser livremente transacionada entre os usuários, e seu valor de mercado é determinado pela livre negociação nas corretoras.

Exchange

Exchange, em português, significa “corretora”,  uma empresa responsável pela intermediação das compras e vendas de ativos digitais. Assegura que o comprador receba o ativo desejado, e o vendedor, o pagamento pela transação. Em resumo, apenas facilita as transações entre seus usuários.

Fork

No mercado cripto significa bifurcação, uma divisão que cria uma nova moeda. Os forks ocorrem quando há uma discordância, uma mudança que torna a versão incompatível. Desse modo, um grupo cria uma nova moeda utilizando a mesma base anterior, porém implementando modificações. O Bitcoin, por exemplo, possui diversos forks, dentre eles Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin Gold (BTG).

Hot Wallet

As hot wallets, ou carteiras quentes, são aplicativos para guardar as chaves de acesso de ativos digitais. Desse modo, ficam fora da corretora (exchange), e você se torna responsável pela custódia, ou guarda. No caso das carteiras quentes, estão conectadas à internet, portanto menos seguras. Por isso, para maior segurança, prefira carteiras não-custodiais, como Coin Cloud Wallet, aplicativo grátis para Android e iOS.

 Hash 

De maneira simples, hash é um cálculo, uma função que compacta e codifica uma sequência de dados. Em criptomoedas, cada novo bloco de informações possui um hash, e os mineradores têm a função de descobri-lo. Qualquer alteração na sequência histórica invalida o cálculo, portanto, é um mecanismo de segurança.

 HODL, ou HOLD

Hold significa “segurar”, e no mercado significa comprar e manter a posição visando investimentos a longo prazo. Ou seja, é o oposto de vender em um curto período, independente do seu preço. Os adeptos dessa modalidade de investimento são chamados de holders. Além disso, você também encontrará essa palavra escrita como “HODL”, um erro de digitação no fórum Bitcointalk em 2013 que originou esse meme.

Imposto de Renda, ou IR

Como você já deve saber, existem diversos impostos e tributos. O Imposto de Renda é referente a receita gerada por pessoas físicas ou jurídicas. Ativos digitais com valor de aquisição acima de R$ 5 mil devem ser declarados no Imposto de Renda. Engana-se quem acredita que só deve ser pago no ato da declaração do IRPF ou IRPJ, pois em alguns casos é exigido emissão do DARF mensal. 

Mineração

Mineração é o ato de buscar pelo código (hash) correto que “encaixa” o novo bloco no banco de dados existente. Como premiação, o minerador recebe novos Bitcoins emitidos. Essa tarefa é executada por computadores que demandam alta capacidade de processamento.

Halving

Halving é o corte pela metade na emissão de novos Bitcoins. Estabelecido o limite máximo de 21 milhões de moedas, o halving é um mecanismo para diminuir o fluxo de emissão. Por consequência, a recompensa dos mineradores é cortada pela metade, a cada 210.000 blocos gerados, aproximadamente 4 anos. O último aconteceu em março de 2020 e diminuiu a premiação para 6,25 moedas por novo bloco gerado, equivalente a 900 Bitcoins por dia.

NFT 

NFT significa Non-Fungible Token, ou seja, um ativo digital não-fungível. Isso significa que cada NFT possui um registro único no banco de dados blockchain. Normalmente os NFTs estão atrelados a artes digitais, porém são utilizados inclusive pelo mercado imobiliário para representar documentos. Além disso, estão presentes em jogos, através de itens colecionáveis e exclusivos.

Pool

Na tradução literal Pool significa piscina, nesse caso, no sentido de unir ativos de diversos fornecedores. Em criptoativos está usualmente atrelado a pools de liquidez, ou seja, projetos que necessitam de uma quantia de ativos à disposição. Um exemplo são as plataformas de empréstimos, que demandam uma piscina de liquidez para garantir as operações.

P2P, ou peer to peer

Na tradução literal peer to peer significa “ponto a ponto”. Esse termo foi utilizado no título do descritivo (whitepaper) do Bitcoin, indicando que não é necessário um intermediador de confiança nas operações. A expressão p2p também representa o método de negociação direto entre pessoas, fora das corretoras.

Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo atrelado ao criador do Bitcoin. Não se sabe se foi um homem, uma mulher, ou um grupo de pessoas. A única pista que ficou para trás foi esse apelido, além de posts nas redes sociais e trocas de emails.

Satoshi

O termo é usado para indicar frações de Bitcoin, 1 satoshi representa 1 / 100 milhões de uma moeda. Sendo assim, com pouco dinheiro é possível comprar esse ativo digital único. Nos caixas eletrônicos (ATM) de Bitcoin da Coin Cloud você compra quantias a partir de R$ 20, portanto democratizando as criptomoedas.

Volatilidade

A volatilidade é o sobe e desce, a variação de cotações. Esse movimento é extremamente normal, pois o mercado de criptomoedas é novo, portanto sofre mais com as interferências externas. Em contrapartida, mercados tradicionais possuem uma volatilidade menor, pois há uma maior clareza no potencial de crescimento e impacto de mudanças.

Stablecoin 

Stablecoins são as moedas estáveis, criadas para fugir da volatilidade dos criptoativos. Normalmente, as moedas estão atreladas a moedas como o Dólar, Real ou Euro. Isso facilita as transferências de ativos digitais, sem passar por contas bancárias. Comerciantes ou prestadores de serviço podem receber em criptoativos sem o risco de oscilação nas cotações.

Stake, ou staking

Existem 2 tipos de stake:  a) validar transações, diretamente ou emprestando suas moedas para outra pessoa; b) contribuir para a liquidez de projetos ao depositar nos pools (piscinas) de staking. Ao contrário da mineração, no modelo de Proof-of-Stake, a geração de novas moedas não demanda um alto poder computacional. Para garantir a honestidade dos validadores, é necessário colocar moedas “trancadas” de garantia.

Taxa de Transação

A taxa de transação é um pagamento pelo serviço de validação da transação. Para que sua transação seja aceita e incluída no banco de dados blockchain, é necessário pagar a taxa para a entidade que validou o bloco de informações.

Token

Token é a representação de um ativo no formato digital. Também pode ser usado de maneira generalizada para denominar moedas digitais. Além disso, o token, ou criptoativo, pode ser utilizado para representar a propriedade de um imóvel, um título de dívida, ou qualquer item físico.

ganhe bitcoin


Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Posts Recentes

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00