Investimento Online: como começar? Guia rápido - Coin Cloud

Investimentos online de uma forma simples e segura é possível e vamos mostrar algumas dicas de como você pode começar a poupar dinheiro de forma inteligente.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
22/2/22
Investimento Online: como começar? Guia rápido - Coin Cloud

A demanda pelo investimento online já existia antes da chegada dos bancos digitais, que popularizaram essa modalidade com os aplicativos de celular. 

As corretoras da Bolsa de Valores já ofereciam o homebroker, o terminal de compra e venda de ações de empresas, além de opções de renda fixa e fundos de investimento.

Modalidades não reguladas, também conhecidas como ativos alternativos, sempre estiveram disponíveis para investimento online. Nesse segmento encontram-se os títulos de precatório, notas promissórias, cotas de empreendimentos imobiliários, arrendamento de propriedades, milhas aéreas, entre outros.

Afinal, investimento online é seguro? Veja abaixo algumas dicas importantes para fugir de golpes.


Principais vantagens em realizar investimentos online

Primeiramente, os bancos oferecem produtos no próprio site e aplicativo. De fato, nem todos os investimentos online são oferecidos nesse formato, ou as taxas podem não ser competitivas.

As distribuidoras de valores nasceram para suprir essa demanda, agregando a oferta de produtos de diferentes instituições financeiras. No entanto, ainda ficam de fora as criptomoedas, ativos alternativos, e moedas internacionais (em espécie).

A grande vantagem do investimento online é a abertura de conta de forma totalmente digital. No entanto, nem todos possuem acesso à internet, smartphones, ou mesmo o  comprovante de residência, exigido no cadastro.

Para promover a inclusão de todos no universo dos investimentos, surgiu a Coin Cloud. Em nossos caixas eletrônicos você consegue comprar ou sacar Bitcoin em dinheiro. O processo é simples, e para a maioria das transações basta informar CPF e e-mail.


Tipos de investimentos online

Os investimentos podem ser classificados em 3 segmentos, e dificilmente são oferecidos pelo mesmo intermediário, por questões regulatórias. Mercados tradicionais usualmente exigem cadastro completo do cliente, além da total dependência de um intermediário, seja ele uma corretora de valores ou banco.

  • Tradicionais: fundos de investimento, renda fixa, ações de empresa.
  • Físicos: cotas de empreendimentos imobiliários, papel-moeda estrangeiro, ouro.
  • Virtuais: criptomoedas, tokens de recebíveis, milhas aéreas.

O fato de existir (ou não) uma regulação específica para determinado segmento não torna ilegal o investimento. Por exemplo, são perfeitamente legais e reconhecidos como ativos a compra e venda de créditos de jogos online, vinhos e de milhas aéreas.

A grande vantagem do investimento online em criptomoedas, por exemplo, é a facilidade de acesso. Por se tratar de um mercado que funciona 24 horas e permite até mesmo a negociação direta entre pessoas, o processo é muito mais simples e rápido.

Você sabia que é possível comprar e vender Bitcoin e criptomoedas usando dinheiro? Os caixas eletrônicos da Coin Cloud já estão disponíveis em 19 cidades brasileiras.


Investimentos online ligados a corretoras e bancos

Quase todo produto financeiro oferecido por corretoras e bancos pode ser acessado como investimento online. Para isso, basta solicitar a aplicação / resgate diretamente no aplicativo ou site. Dentre as modalidades mais comuns, encontramos:

  • Poupança: o único investimento isento de impostos.
  • CDB: certificado de depósito, um “empréstimo” do cliente para a instituição financeira.
  • Tesouro Direto: embora a negociação ocorra diretamente com o Tesouro Nacional, o banco é responsável pelo acerto financeiro e custódia.
  • Fundos: podem variar entre ações, cambial, multimercado, renda fixa, alternativo, e internacional.
  • Homebroker: terminal de negociação que dá acesso às ações e fundos listados negociados na Bolsa de Valores.
  • Debêntures: títulos de renda fixa emitidos por instituições não-financeiras.
  • Letras de crédito e Recebíveis: títulos de dívida dos bancos lastreados em empréstimos imobiliários ou da agricultura.
  • Ofertas públicas: pedidos de participação no IPO, a oferta inicial de abertura de capital de uma empresa.


Investimentos online descentralizados

Descentralização nada mais é do que distribuir o acesso. Ou seja, se tornar independente de um coordenador, seja ele um banco, corretora, ou a própria Bolsa de Valores. Existe um mito de que o blockchain, o banco de dados compartilhado, torna qualquer ativo em token, o formato digital.

O investimento online descentralizado não traz benefício se o ativo final depender de um administrador. 

Por exemplo, é possível criar um token que representa uma fração de um imóvel alugado, ou da produção de uma floresta. No entanto, é necessário a confiança de um intermediário que recebe este pagamento e distribui entre os detentores do ativo digital.

Esse é o motivo pelo qual Bitcoin e as moedas digitais tiveram tanto sucesso, oferecendo transparência e agilidade através de um sistema independente do sistema financeiro tradicional.

Os caixas eletrônicos da Coin Cloud disponibilizam Bitcoin e outras 30 moedas virtuais, incluindo Ethereum, Dogecoin, AAVE, Uniswap, USD Coin, DAI, 1inch, Cardano e Chainlink.


Afinal, investimento em bitcoin é seguro?

O investimento em Bitcoin é seguro no aspecto tecnológico, pois uma rede mundial com grande capacidade de processamento de dados valida as transações. No entanto, isso não impede os golpistas de oferecer ganhos rápidos ou retornos garantidos.

Para armazenar e transacionar Bitcoins com segurança e privacidade, experimente usar a carteira (wallet) Coin Cloud. O aplicativo é 100% gratuito e está disponível para Android e Iphone iOS. E o mais importante: só você tem acesso às senhas.

Apesar da forte oscilação nas cotações, o investimento em Bitcoin é seguro, principalmente para quem busca por autonomia nas transações e diversificação da carteira, só entender que é um investimento de longo prazo.


Dicas finais de como não cair em golpes

A primeira dica, e provavelmente a mais importante, é: nunca informe suas senhas de acesso para terceiros, nem mesmo para as centrais de atendimento. É comum ver usuários caindo em golpes de contas em redes sociais se passando por suporte de empresas e provedores de serviço.

Em seguida, recomendamos tomar muito cuidado ao escolher seu parceiro, seja ele uma corretora de criptomoedas (exchange) ou plataforma de intermediação de investimentos online. 

Busque informações nos sites de reclamação, avalie se a empresa possui CNPJ, endereço físico, e se está devidamente habilitada para oferecer tais produtos. O site da Receita Federal oferece de forma gratuita a consulta da situação cadastral de empresas.

A Coin Cloud é líder mundial no segmento com mais 4.000 ATMs de criptomoedas instalados no mundo, especialmente nos EUA. Fuja dos golpes e da burocracia das exchanges! Comprar e vender Bitcoin no Brasil é na Coin Cloud. 

 

Textos de apoio:

ganhe bitcoin gratis

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Posts Recentes

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00