Senado aprova projeto que regula criptomoedas no Brasil

O PL ainda vai à Câmara para aprovação, mas traz boas perspectivas no que diz respeito à regulamentação das criptomoedas no país.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
19/5/22
Senado aprova projeto que regula criptomoedas no Brasil
newsletter criptomoeda

Senado aprova projeto que regula criptomoedas no Brasil

No último dia 26 de abril, o Senado aprovou o projeto de lei que regulamenta o funcionamento das empresas de criptomoedas.

Para virar lei, o PL 3.825/2019, de autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR),  ainda precisa ir à votação no plenário da Câmara, que atuará como casa revisora, para só então ser encaminhado para sanção presidencial.

O que muda com o projeto para regular criptoativos no Brasil?

Apesar de ainda aguardar essa etapa, o projeto já traz boas perspectivas no que diz respeito à regulamentação das criptomoedas no país. Do ponto de vista do usuário, nada muda, apenas para empresas que promovem compra e vende criptos.

Tendo em vista o crescimento de golpes envolvendo os criptoativos, principalmente nas chamadas pirâmides financeiras, o projeto inclui na legislação o crime de fraude em prestação de serviços de ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros.

O texto também alinha a legislação brasileira às recomendações do GAFI (Grupo de Ação Financeira Internacional), que estabelece padrões mundiais para ações de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo, e do qual o Brasil é membro. Permanecem também, por exemplo, as exigências de declaração de bens no Imposto de Renda e de ganhos de capital mensalmente à Receita Federal.

Entre as proposições, o PL torna ilegal a atuação de exchanges de criptomoedas estrangeiras no Brasil sem a devida licença por órgão competente ainda a ser definido pelo Poder Executivo. A matéria se manteve praticamente a mesma que já havia sido aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado em fevereiro.

Entre as poucas mudanças, está a redução da pena para condenados pelo envolvimento em pirâmides financeiras com uso de ativos virtuais – de 4 a 8 anos para 2 a 6 anos de reclusão, seguindo sugestão do Presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Como a Coin Cloud fica com a aprovação do projeto de lei para criptomoedas no Brasil?

Aqui na Coin Cloud, temos orgulho em dizer que nossos processos de conhecimento do cliente e monitoramento do negócio estão totalmente em linha com o que a regulamentação prevê, sempre visando à segurança dos nossos clientes, parceiros e à imagem da empresa. Estamos ansiosos para que a nova regulamentação seja aprovada para que possamos crescer cada dia mais,  dentro do mundo dos criptoativos, sempre respeitando a lei e nossos clientes.

Coin Cloud e regulamentação de criptomoedas na mídia

12 especialistas comentam se Lei Bitcoin no Brasil é benéfica para o mercado de criptomoedas

Especialistas comentam se Lei Bitcoin no Brasil é algo bom ou ruim para o mercado de criptomoedas

Regulação de criptoativos deve trazer mais segurança e reduzir resistência dos investidores, dizem especialistas

Especialistas comentam se Lei Bitcoin no Brasil é algo bom ou ruim para o mercado de criptomoedas

ganhe bitcoin

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Posts Recentes

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00