NFT: o que é e como começar a investir?

Os NFTs se tornaram tendências no mercado de cripto. Conhecidos como tokens não fungíveis, abriram as portas para um mundo novo na negociação de ativos digitais
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
26/5/22
NFT: o que é e como começar a investir?
newsletter criptomoedas

O que é NFT e como começar a investir?

NFT, ou token não-fungível, é um registro único e individual no banco de dados público das criptomoedas. No entanto, ao contrário das moedas virtuais, o NFT não pode ser dividido ou substituído por outro similar.

Embora usualmente confundido com arte digital, o criptativo (token) atua como um cartório virtual. Portanto, ao definir o que é NFT devemos pensar em casos de usos mais amplos, inclusive itens do mundo real.

No universo do NFT, qualquer um pode criar essa entrada no blockchain, o livro-registro. Essa diferença torna o mercado mais acessível, porém facilita a proliferação de clones.

Quer entender o que é NFT? Acompanhe com a Coin Cloud, líder mundial em caixas eletrônicos (ATM) de criptomoedas.

Para que serve um NFT?

Como é definida a autenticidade de uma obra de arte tradicional? Existem cópias fiéis, utilizando o mesmo material e até mesmo reaproveitando telas antigas, impossibilitando a distinção através de técnicas modernas de análise.

Por esse motivo, os comerciantes de artes e casas de leilões recorrem à "providência", o registro histórico das transações, de preferência ligando todo o caminho do autor da obra até o atual proprietário. 

Em suma, o NFT traz a transparência e segurança das criptomoedas às mais diversas aplicações, incluindo rastreabilidade da logística, identificação digital, itens de jogos, música e artes digitais.

​​Moedas digitais valem dinheiro, porém nem sempre são aceitas como pagamento. Para resolver esse problema, você pode contar com os caixas eletrônicos de criptomoedas (ATM). Líder mundial, a Coin Cloud conta com 25 máquinas no Brasil, sendo a única no país a oferecer esse serviço.

Como funcionam os NFTs

O funcionamento do NFT é idêntico ao de uma criptomoeda, portanto, utiliza a tecnologia blockchain, o banco de dados compartilhado. 

Além disso, o token não-fungível exige uma carteira de ativos digitais compatível para movimentar estes registros e armazenar as senhas de acesso.

Cabe ao emissor do NFT utilizar um contrato digital programável, ou smart contract, para definir o número de cópias de cada item. Este conteúdo pode representar um:

  • link para um arquivo, que pode ou não ser armazenado de maneira descentralizada;
  • texto livre, em qualquer formato ou idioma;
  • documento digital, incluindo imagens, músicas e vídeos;
  • código ou identificação, criptografado ou aberto.

Para criar um NFT, ou token não-fungível, na maioria das redes blockchain é necessário um conhecimento em programação. 

Buscando facilitar este trabalho, existem os marketplaces, ou mercados de negociação, que usualmente cobram uma comissão pelas negociações.

Para usar esses aplicativos é necessário conectar uma carteira digital (wallet) compatível.

Em seguida, deve-se pagar a taxa de confirmação da rede para o registro, processo conhecido como "mint" em inglês. 

Para armazenar Bitcoins e outras 30 moedas digitais com segurança e privacidade, experimente a carteira (wallet) Coin Cloud. Além de contar com versões para Android e Iphone iOS, só você tem acesso às senhas.

Viu o que é NFT por trás das cortinas? Agora vamos acompanhar alguns destaques desse segmento.

Quais são os NFTs mais valiosos?

Ao analisarmos as vendas entre 15/jan e 15/fev de maior valor nos marketplaces, encontramos a predominância das coleções CryptoPunks, Bored Ape Yacht Club, e terrenos do metaverso Decentraland.

Essa amostra, porém, não considera a venda da obra "The first 5000 days" do artista digital Beeple por U$ 69,3 milhões em mar/2021.

Além disso, a transação acima ocorreu na tradicional casa de leilões Christie's of London, trazendo mais credibilidade para o negócio. Isso porque nos marketplaces digitais a identidade dos participantes permanece oculta.

Conforme podemos perceber, não é só a arte digital que permeia o mercado de NFT, e um bom exemplo são os terrenos virtuais do metaverso Decentraland. Esse mundo digital onde os participantes podem interagir utilizando avatares ganhou adoção entre grandes empresas.

Agora que você compreendeu o que é NFT, e como podem atingir valores elevados, vamos fazer uma comparação com as moedas digitais.

Diferença entre NFTs e criptomoedas

O NFT é um token, ou criptoativo, contudo, único e exclusivo. Mesmo que seu conteúdo seja vazio, seu registro digital é exclusivo.

Nesse sentido, não há como dividir um NFT em partes menores sem perder suas qualidades.

Embora utilizem o mesmo banco de dados, as criptomoedas são intercambiáveis e divisíveis, sem alterar suas características.

A fração de Bitcoin, por exemplo, é conhecida como Satoshi, em homenagem ao criador anônimo da primeira moeda virtual.

Não arrisque seu dinheiro! Para comprar e vender Bitcoin ou moedas digitais de forma segura e sem burocracia é na Coin Cloud. Em nossos caixas eletrônicos (ATM) você paga e recebe em dinheiro na hora. 

Vantagens em investir em NFTs

Quando um fã do Ayrton Senna compra um capacete utilizado por seu ídolo, o valor deste item não está no material propriamente dito.

Qualquer um consegue encomendar um produto exatamente igual, com as mesmas cores e material.

O NFT atua de maneira similar, e dessa maneira qualquer pessoa pode colecionar itens no formato digital.

Dentre as principais vantagens estão a possibilidade de comprovar a origem do item, e inclusive vendê-lo ou transferir sem depender de um intermediário.

Agora que você compreendeu o que é NFT e suas vantagens, vamos acompanhar como participar desse mercado.

Como comprar e vender NFTs

O primeiro passo é adquirir a criptomoeda nativa da rede blockchain selecionada, usualmente Ethereum (ETH), Solana (SOL), ou BNB Chain (BNB).

Em seguida, é recomendável acessar um marketplace descentralizado. Dentre os mais utilizados estão OpenSea, Rarible, Magic Eden, e NFTrade.

Para comprar e vender NFTs é necessário autorizar a conexão à sua carteira de ativos digitais, como a MetaMask ou Trust Wallet.

Por último, deve-se pagar as taxas de transação na rede, seja para transferir o NFT para sua wallet, ou para disponibilizar um item digital para venda

ganhe bitcoin

Textos de apoio:

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Posts Recentes

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00