Mesmo que você nunca tenha investido, é provável que conheça o Bitcoin, a maior e mais antiga moeda digital. No entanto, são poucos os que sabem o que é Bitcoin Cash (BCH).
Esta “concorrente” nasceu em agosto de 2017, e surgiu como uma bonificação para detentores do Bitcoin. Ou seja, não existiu uma oferta inicial, ou venda das moedas BCH por parte de uma empresa.
Desse modo, pode-se dizer que o Bitcoin Cash (BCH) guarda algumas características importantes, como a ausência de um controlador central e transparência no sistema de banco de dados blockchain.
A Coin Cloud, empresa líder em caixas eletrônicos (ATM) de Bitcoin e moedas digitais explica no detalhe o que é Bitcoin Cash, e qual o diferencial dessa criptomoeda.
A tecnologia por trás de ambas as moedas é muito semelhante, afinal, ambas usam a tecnologia de banco de dados descentralizado, contam com um limite de emissão de 21 milhões, sendo estes negociados e movimentados livremente entre os usuários.
Além disso, para criar moedas é necessário o uso de equipamento especializado, baseado na tecnologia de criptografia SHA-256. A semelhança é tamanha que o Bitcoin Cash (BCH) clonou o código-fonte do Bitcoin, e copiou inclusive o histórico de movimentações até agosto de 2017.
No entanto, as semelhanças param por aí, pois o Bitcoin Cash, ou BCash, possui valor de mercado de 6,2 bilhões de dólares, 99% abaixo da criptomoeda líder, o Bitcoin (BTC). Embora muitas corretoras, conhecidas como exchanges, oferecem a negociação de ambas, cada moeda possui seu próprio software e rede blockchain distinta.
Para guardar Bitcoin Cash (BCH) com segurança, você pode usar o aplicativo da Coin Could Wallet. Essa carteira digital permite armazenar sem custo Bitcoin e outras 40 moedas digitais, e só você tem a senha de acesso.
Embora tenha surgido em meados de 2017, o debate que culminou com essa separação (fork) existia desde 2015. Existia uma vontade de aumentar a capacidade computacional da rede Bitcoin. Por isso, um grupo de desenvolvedores, usuários e empresas atuantes defendia o aumento do tamanho do bloco de transações.
Originalmente, o Bitcoin contava com um limite de 1 megabyte, e cada bloco é encontrado a cada 10 minutos. Já o Bitcoin Cash (BCH) elevou esse número para 8 megabytes, reduzindo gargalos e custos de transação.
No entanto, isso causa um aumento exponencial no arquivo que deve ser compartilhado pelos usuários contendo o registro histórico. Em contrapartida,o Bitcoin (BTC) seguiu com a proposta de ganhar capacidade utilizando redes “abaixo” do blockchain principal, mantendo o limite de 1 megabyte.
Altcoins são moedas digitais além do Bitcoin, ou “alternative coins”, e o Bitcoin Cash (BCH) é uma dentre as mais de 4.000 em circulação.
Quem investiu 1.000 dólares em Bitcoin (BTC) no início de 2020, tem em 1/Mar/2022 o equivalente a 6.020 dólares. A mesma operação, porém na moeda Bitcoin Cash (BCH), atingiu o valor de 1.480 dólares, um ganho 90% inferior.
O Bitcoin Cash (BCH) é considerado mais arriscado, pois apresenta um número de usuários menor, resultando em menor liquidez e instrumentos de derivativos e fundos de investimento.
Em oposição, o Bitcoin (BTC) possui contratos futuros negociados na Bolsa CME de Chicago, além de ETFs, os fundos listados em bolsa de valores tradicionais, inclusive no Brasil.
Abaixo temos o gráfico do Bitcoin Cash (BCH) em reais brasileiros. Repare no pico em maio de 2021, movimento este que foi completamente revertido nos 45 dias seguintes.
Fonte: Tradingview
É possível comprar Bitcoin Cash (BCH) na negociação direta entre usuários, conhecida como p2p, ou ponto-a-ponto. A desvantagem desse modelo é a necessidade da confiança no parceiro.
Para garantir a negociação, incluindo a análise de procedência dos valores, surgiram as exchanges, corretoras de criptomoedas. Desse modo, o comprador tem alguma segurança de que irá receber sua transação.
O problema é que esses intermediários só trabalham com depósitos bancários, e um simples saque pode levar 3 dias úteis. Portanto, se você precisa depositar ou sacar dinheiro em espécie, deve buscar um caixa eletrônico (ATM) de criptomoedas.
A Coin Cloud possui 25 máquinas no Brasil para comprar e vender Bitcoin e outras 30 moedas digitais usando dinheiro. O processo todo é bem simples e pode ser feito em poucos minutos, sem a necessidade de conta bancária.
Como comprar bitcoin e outras moedas digitais com dinheiro em poucos minutos
Para minerar criptomoedas, especialmente o Bitcoin Cash (BCH) é necessário utilizar um equipamento potente para buscar a solução do novo bloco de informações.
O algoritmo SHA-256 é extremamente seguro, porém, exige um dispêndio grande de energia elétrica para essas tentativas de encontrar o hash, ou senha. Além disso, o maquinário, conhecido como ASIC, custa acima de R$ 15 mil, incluindo impostos.
Por esse motivo, embora seja possível minerar Bitcoin Cash (BCH) no Brasil, a atividade é pouco rentável quando comparado ao Canadá, EUA, e Islândia. Nessas regiões existe energia renovável de baixo custo e menos encargos para importação do equipamento.
Com o tempo, o Bitcoin Cash (BCH) deixou de competir diretamente com a criptomoeda líder, e inclusive inovou com um protocolo para emissão e controle de tokens, ou criptoativos.
Conhecido como Simple Ledger Protocol (SLP), esta tecnologia permite a circulação de ativos digitais cujo registro ocorre no blockchain do Bitcoin Cash (BCH). Em suma, isso possibilita a criação de contratos programáveis simples.
O Bitcoin Cash segue entre os 25 ativos digitais de maior valor no mercado, portanto, vale a pena estudar e analisar um potencial investimento.
Saiba mais:
Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.
Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.
Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!
Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.
Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...