O que é Blockchain?

Conheça sobre a tecnologia blockchain. Entenda a relação entre Bitcoin e Blockchain e descubra outras possibilidades além das criptomoedas.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
4/3/22
O que é Blockchain?

O que é Blockchain?

Blockchain é um banco de dados, um meio de armazenar informações digitais, porém compartilhado entre seus usuários. A principal diferença para o sistema tradicional é a ausência de um coordenador, seja uma empresa ou grupo.

Desse modo, não existem servidores centralizados, e tampouco uma entidade que define quais entradas são ou não válidas. Cada usuário desta rede blockchain é auto-suficiente, capaz de analisar o histórico de registro por conta própria.

Quer entender o que é blockchain, na prática? Acompanhe a leitura com a Coin Cloud, líder mundial em caixas eletrônicos (ATM) para depósitos e saques de Bitcoin e moedas digitais em dinheiro.

O que é blockchain é como funciona?

O principal problema de um banco de dados convencional - por exemplo, uma planilha compartilhada no Google Sheets - é a resolução de conflitos.

Se todos possuem o mesmo acesso ao sistema, fica impossível gerenciar a entrada de informações. Por isso, é comum existir uma hierarquia, definida pelo "dono" do banco de dados.

O blockchain elimina essas disputas através do mecanismo sequencial de armazenamento, da seguinte forma:

  1. Qualquer nova entrada é analisada individualmente por todos os participantes.
  2. Se estiver de acordo com as regras, o bloco de informações é anexado ao registro.
  3. Eventuais tentativas de re-organizar dados no histórico são automaticamente recusadas.

Em suma, uma vez que a informação entra no sistema, não há como violá-la ou revertê-la.

O que tem a ver Blockchain com Bitcoin?

O Bitcoin foi a primeira aplicação prática do banco de dados blockchain. Ao adicionar as regras de validação, conhecidas como práticas de consenso, o criador anônimo da criptomoeda deu vida à tecnologia.

Satoshi Nakamoto, o apelido por trás dessa inovação, lançou a ideia para o mundo através de uma lista de e-mails de privacidade digital, os Cypherpunks, em outubro de 2008.

Em janeiro de 2009 surgiu a primeira transação do Bitcoin, a moeda virtual cujo registro compartilhado, blockchain, existe até hoje. Desse modo, qualquer pessoa consegue em algumas horas validar todas as movimentações desta moeda utilizando um software.

Ficou claro o que é blockchain, o banco de dados, e o que é Bitcoin, a criptomoeda? Vamos acompanhar em detalhe esse mecanismo que armazena informações sem um coordenador central.

A Coin Cloud está presente em 19 capitais brasileiras, e em breve vamos expandir para outras localidades. Quer comprar Bitcoin e moedas digitais sem burocracia, de forma simples e rápida? Conte com nossos caixas eletrônicos.

Principais elementos do blockchain

Bloco de dados: é um conjunto de informações adicionado ao histórico existente; pode conter transações, arquivos, textos, e qualquer informação no formato digital.

Cabeçalho: parte inicial do bloco de dados contendo a numeração sequencial, hora em que foi publicado, e código de validação.

Hash: solução matemática do algoritmo que encaixa o novo bloco à sequência anterior; ao utilizar a criptografia, assegura que as informações são válidas.

Node (nó): usuário da rede capaz de validar os registros no blockchain, recebendo e retransmitindo dados para os demais participantes.

Chave criptográfica: senha digital responsável por decodificar o conteúdo de um endereço específico na rede; cada chave é única, assegurando que somente o destinatário consiga abrir a mensagem.

Blockchain é seguro?

Sim, embora o banco de dados descentralizado dependa de mecanismos adicionais para garantir que as informações sejam imutáveis.

Existem blockchains permissionários, onde o criador define entidades com poderes especiais para validar transações, e sistemas abertos, como o Bitcoin. Nesse caso, é necessária uma ferramenta para a solução de disputas.

Em ambos os casos, o blockchain é uma tecnologia segura, pois todos os participantes da rede conseguem visualizar as informações e decidir por conta própria a validade dos dados.

Usos do blockchain além das criptomoedas

Agora que ficou claro o que é blockchain, vamos explorar alguns usos além das moedas digitais:

Cartório virtual: registro de arquivos, links e textos com "timestamp", uma prova inviolável da data e hora de entrada dos dados.

Contratos inteligentes: os smart contracts possibilitam a execução automatizada de envios e transações no blockchain, dando vida às finanças descentralizadas (DeFi).

Tokens não-fungíveis (NFT): são registros únicos, muito utilizados na arte digital, jogos e música; confere ao usuário a capacidade de armazenar e comercializar esses bens virtuais.

Rastreabilidade: ao utilizar a internet-das-coisas (IOT), a cadeia logística ganha mais uma ferramenta para compartilhar informações em tempo real.

Conclusão

Responder o que é blockchain parece simples, porém as aplicações desse banco de dados compartilhado são complexas. Mesmo passado uma década da invenção dessa tecnologia, ainda estão surgindo novos usos que vão além dos itens digitais.

A segurança do Bitcoin e criptomoedas foi posta à prova ao longo dos anos, e não há registros de falhas ou hacks no sistema. A Coin Cloud veio para democratizar esse acesso, possibilitando a qualquer pessoa comprar e vender Bitcoin e outras 30 moedas digitais utilizando dinheiro.

Não perca tempo! Estude, pesquise e invista nesse segmento que traz transparência e segurança para o usuário.

ganhe bitcoin


Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Posts Recentes

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00