Tudo o que você precisa saber sobre reserva de emergência!

Saber o que é reserva de emergência é importante para você ter certa tranquilidade. Aprenda o que é, como montar e onde investir o dinheiro.
por 
Coin Cloud Team
, publicado em 
23/6/22
Tudo o que você precisa saber sobre reserva de emergência!
newsletter criptomoedas

Tudo o que você precisa saber sobre reserva de emergência!

Eventualmente surgem situações inesperadas que colocam nossa vida financeira de cabeça para baixo. Nesses momentos o mercado dificilmente ajuda quando você precisa se desfazer de algum investimento ou ativo.

Ao montar uma reserva de emergência, você se prepara para inconvenientes que surgem até para os mais bem preparados e experientes. Desse modo você evita passar apertos, e quem sabe, consegue ajudar familiares e entes queridos em períodos de dificuldade.

Aprenda como montar essa estratégia com a Coin Cloud, empresa líder em caixas eletrônicos de Bitcoin e moedas digitais.

O que é reserva de emergência? Por que é importante?

Reserva de emergência é um investimento de baixo risco com alta liquidez, ou seja, facilmente resgatável, ideal para situações inesperadas. Cabe ressaltar que este não é um valor que busca otimizar o retorno, e sim a tranquilidade emocional.

Muitas pessoas confundem a reserva de emergência com investimentos de Renda Fixa e aplicações de baixo risco. No entanto, o importante é esta reserva focar em ativos sem carência, ou seja, com resgate imediato.

Esse investimento voltado para emergências evita que o investidor seja obrigado a se desfazer de posições de longo prazo, pagar multas por antecipar resgates, ou pior, pegar empréstimos.

Como criar uma reserva de emergência?

O primeiro passo é equilibrar receitas e despesas, ou seja, criando fontes de entrada de capital, e guardando parte das eventuais sobras no final do mês. Se você não possui uma reserva de emergência, não se desespere. O importante é entender sua importância e começar um planejamento financeiro saudável.

Estabeleça uma meta factível para 6 e 12 meses, e experimente buscar novas receitas, seja vendendo itens que não utiliza mais, ou oferecendo serviços para amigos e familiares. Não importa o valor nominal que será juntado por mês, e sim a intenção de reduzir gastos e aumentar entradas regulares.

Busque investimentos sólidos, com prazo de resgate imediato. Dessa forma, podem servir de reserva de emergência: dólar, ouro, CDB, e demais investimentos com liquidez diária.

Saiba agora mesmo o que são stablecoins, as moedas digitais que seguem a cotação do dólar.

Qual o valor ideal de uma reserva de emergência?

Não existe uma regra fixa, porém é comum estabelecer um valor suficiente para cobrir dois meses de custo de vida, incluindo gastos fixos e variáveis. Aos poucos, quando você estiver confortável, busque aumentar esse número para sanar seis meses de manutenção de suas despesas.

Desse modo, mesmo que você perca sua fonte de renda primária, ainda terá tranquilidade e tempo para encontrar uma alternativa ou novo emprego. Por isso é importante segregar a reserva de emergência de sua carteira de investimentos.

Qual a melhor forma de poupar dinheiro?

Sem dúvidas é importante ter um bom controle de gastos, sejam eles mensais ou anuais. Ao se planejar, o investidor evita dívidas, ou ter que se desfazer de ativos em momentos ruins no mercado. 

Por exemplo, ao invés de financiar uma compra, é mais saudável fazer um consórcio, ou juntar por mais alguns meses até conseguir dar uma entrada suficiente para cobrir 50% ou 70% do bem.

Evite compras por impulso, e mantenha um planejamento financeiro saudável, sem metas exageradas. Nunca abra mão da saúde ou qualidade de vida, buscando um equilíbrio entre poupar e garantir um mínimo de horas de lazer junto a família e amigos.

Quando usar a reserva de emergência?

Idealmente a reserva de emergência não deve ser utilizada para compras, mesmo que isso vá reduzir as parcelas de um financiamento. Portanto, guarde essa reserva para gastos realmente inesperados, ou períodos sem entrada de capital.

Pensa na reserva de emergência como um empréstimo com juros, algo que você só utiliza em períodos de extrema necessidade. De maneira similar, quando algum parente ou ente querido precisar de ajuda, avalie se esta é uma situação que se encaixa nesses imprevistos.

Se precisar sacar Bitcoin em dinheiro, conte com os caixas eletrônicos da Coin Cloud.

Conclusão

A reserva de  emergência traz tranquilidade para você arriscar em seus investimentos, sabendo que existe uma quantia “parada” que garante seu custo de vida por alguns meses, sem precisar resgatar. Portanto, é um “seguro” que não deve ser utilizado para qualquer gasto, e sim para imprevistos.

Quer reduzir o risco de sua carteira? Busque a diversificação, alocando em ativos com diferentes vetores de alta e riscos.

ganhe presente bitcoin

Isenção de responsabilidade: as informações e visualizações fornecidas no blog Coin Cloud são apenas para fins educacionais e de entretenimento. Não somos consultores financeiros, portanto, faça sua pesquisa e consulte um especialista financeiro de confiança antes de investir seu dinheiro.

Quem é a Coin Cloud? Fundada em 2014 em Las Vegas, Nevada, a Coin Cloud é a principal operadora de máquinas de moeda digital (DCM). Com mais de 4.000 locais no mundo, a Coin Cloud opera a maior rede do mundo e de crescimento mais rápido de DCMs 100% bidirecionais, uma versão mais avançada do ATM de Bitcoin. Todos os nossos caixas eletrônicos permitem que você compre e venda rápida e facilmente mais de 40 opções de criptomoedas com dinheiro.

Ganhe R$20 em Bitcoin GRÁTIS

Ao comprar R$100 em Bitcoin em qualquer ATM da Coin Cloud!

Use o código promocional COINCLOUDBR na máquina. Válido somente para primeira compra.

Insira seu e-mail para novidades, promoções e muito mais...

Pronto! Agora, quando tivermos ofertas e novidades de moedas digitais, você receberá nesse e-mail cadastrado. Você pode cancelar sua assinatura a qualquer momento.
Hmm... Looks like something went wrong while submitting the form. Please try again.
Leia nossos Termos de Serviço para mais detalhes

Dúvidas? Precisa de ajuda?
Entre em contato com nossa equipe de suporte, de segunda a sexta das 09:00 às 20:00 e finais de semana das 11:30 às 20:00